terça-feira, 29 de outubro de 2013

Barcelona - Roca Moo*

Esse foi o restaurante chique e estiloso da viagem a Barcelona. Ele é uma proposta mais simples do Celler de Can Roca, que já é considerado o melhor restaurante do mundo pela revista The Restaurant há dois anos e tem três estrelas no Guia Michelin. A comida era diferente (quase diferente demais para o meu paladar quase infantil), mas deliciosa!
Fizemos o menu degustação, acompanhado de um Tondonia branco1964, e as gratas surpresas não paravam de chegar à mesa. 

A foto do amuse bouche ficou um pouco prejudicada porque a iluminação na mesa era suave. Não gosto de usar flash porque acho que incomoda o vizinho, por isso que algumas vezes, como nesse caso, a visualização fica meio difícil.. 
De qualquer jeito, o mais legal dos três era o da direita, uma espécie de bombom de Campari com morango, congelado, que explodia quando colocado na boca. Primeira surpresa do jantar...


Continuamos com um creme fresco com um toque de azeite trufado e geleia. 

A segunda surpresa foi esse ovo, que deve ter saído da galinha dos ovos de ouro. Essa casquinha era muito fina, caramelada e delicada e junto com essa farofinha de baixo fazia uma combinação tão valiosa quanto a tal galinha. 

Terceira (in)grata surpresa da noite, carpaccio de POMBO. O prato vem coberto por uma redoma cheia de fumaça, que é aberta na frente do cliente com tanta pompa que mais parece uma saudação exagerada a algum rei ou rainha. 
Apesar de toda a apresentação chique e do gosto defumado ser realmente bem aprazível, não consegui terminar o prato porque não parava de pensar que estava comendo uma daquelas pombas fedidas e piolhentas da Praça da Sé. 

De volta ao mundo normal, canelone de frango e nada de surpresa. 

Peixe dorê com legumes. A fritura era feita de um jeito tão especial que ficava uma casca crocante, deliciosa, que eu nunca tinha visto (nem comido).

Cordeiro com espuma de iogurte, maravilhoso. Acho que já dá para dizer que virei fã de espuma. 

Quanta saudade dos queijos ao final da refeição e antes da sobremesa... Aqui eles vieram acompanhados de geleias igualmente exóticas e saborosas. 

A minha sobremesa constava no cardápio como morango com chantilly. Mais uma surpresa, porque olhem o que veio! Porções pequenas de sorbet e rocambole (que mais parecia um bolo de rolo), tudo com a combinação anunciada no menu. Uma delícia!

O Fernando escolheu o tiramisú. Segundo ele a combinação do gostinho de café com o chocolate em cima era perfeita. 

E para acompanhar o cafezinho, chocolate branco, torrone e caramelo. 

Foram várias surpresas nesse jantar:
1. Campari é gostoso e pode servir para algo além de ser jogado na roupa branca dos outros, como no comercial;
2. Pombo cru e defumado também é gostoso, desde que você esqueça que está comendo pombo cru;
3. Tem mais variantes entre o morango e o chantilly do que sonha a nossa vã gastronomia!





Um comentário: