domingo, 21 de julho de 2013

Chez "Les Sogres" - atualizado com receita!

A experiência gastronômica de hoje foi privê, na casa dos sogrões, por isso o gracejo com o título deste post.
Antes de virmos para cá, passamos no Friccò e compramos alguns frios artesanais e focaccias. 
Começando pelo salame, que é mais fácil de ser identificado, em sentido horário: lombo, ciabuscolo, copa e, no meio, mortadela. Todos são uma delícia!
Mas as delícias de verdade ainda estavam por vir... GOULASH DO SOGRO E PUDIM DE LEITE DA SOGRA!!!
E olha que eu não estou querendo fazer média... O almoço e a sobremesa estavam demais!
O Goulash é um prato da culinária húngara e é feito com músculo, páprica, molho de tomate e bacon. Depois de muito tempo na panela de ferro, o músculo fica molinho e com um sabor divino. Para acompanhar, arroz e purê de batatas. Tudo by Cacalo Kfouri!
A sobremesa, atendendo a pedidos, foi a especialidade da sogra: pudim de leite. É o melhor pudim de leite do mundo! E nora não puxa o saco de sogra. Se eu estou falando que é o melhor é porque o pudim é demais mesmo!
Já comemos o pudim de leite do Dalva e Dito e logo na primeira colherada pudemos dizer que, sim, o Alex Atala faz um pudim excelente, mas o da minha sogra é melhor! Se eu tiver a chance, um dia falo isso pra ele (e saio correndo em seguida, para não apanhar...rs). Reparem na segunda foto como ele não tem nenhum furinho. É muiiiito cremoso e doce na medida certa!
E para completar a perfeição desse almoço, saímos sem pagar a conta!

Atendendo a pedidos, aqui vai a receita do Goulash do sogrão (para seis pessoas):

Ingredientes:
2 quilos de músculo de traseiro de boi
1,5 quilo de cebola bem picada
um vidro e meio de passata de tomate
150 gramas de bacon em cubos
uma colher de sopa de páprica doce
uma colher de sopa de páprica picante
uma pitada de noz moscada
sal
Modo de fazer:
Dou uma limpada na carne, tiro nervuras e artérias, mas a gordura eu deixo, e corto em cubos de uns 2 centímetros.
Pico a cebola muito bem picada, corto em cubos o bacon.
Numa panela de ferro, de preferência, em fogo bem baixo, "derreto" os cubos de bacon. Quando tiverem soltado bastante gordura, levanto o fogo e puxo as cebolas até ficarem amarelas. Feito isso, frito a carne até que fique cinza. Então, junto a passasta,  misturo bem, acrescento as pápricas e um pouco de sal. Tampo a panela, baixo o fogo, e deixo cozinhando por umas três horas, dando umas mexidas de vez em quando. Se o molho secar muito, ponho água fervendo.  Quando a carne estiver macia, provo o molho e faço a correção de sal e páprica picante. Deixo cozinhar mais um pouco, ponho a pitada de noz moscada, e seja o que Deus quiser...

2 comentários: