Foi assim que fomos recebidos pelo Patrick e por sua esposa Arlette, moradores de Reims (região de Champagne) e amigos de longa data do Tadeu e da Ana, nossos amigos no Brasil.
O casal é muito simpático e fez de tudo para tornar a nossa passagem por Reims ainda melhor.
Fomos mimados de várias formas, começando pelo agradável almoço na varanda.
E é na própria varanda que o Patrick cultiva diversas variedades de tomate.
Tomates frescos, sem agrotóxicos e cultivados com tanto amor pelo Patrick só podiam dar origem a um gazpacho delicioso preparado pela Arlette.
E aqui está o entrecôte, preparado em uma churrasqueira elétrica que conserva o sabor da carne e produz zero de fumaça, acompanhado de vagem. Bœf berrando!
Parte importante da refeição na França, em seguida vieram os queijos. Ai, que perdição! O da esquerda não lembramos nome. O do centro é Fourme d'Ambert Fermière e o da direita é Chaource, todos os três feitos com leite de vaca. Os ratinhos nesse país devem ser muito felizes...
Para combinar com o dia super quente, bolinhas de melão como sobremesa.
Depois do almoço fomos passear por Reims e, claro, conhecer alguns pontos gastronômicos muito interessantes.
Um deles foi essa fromagerie, especializada em queijos franceses. Vontade de pedir 100g de tudo! Gordice controlada, pedimos só um pedacinho de comté, envelhecido por 33 meses, e outro de marouilles, que o que tem de fedido tem de gostoso.
A segunda parada foi numa loja super fofa e tradicional, chamada Maison Foussier e fundada em 1756!
Além de um monte de guloseimas, a loja vende esses biscoitos rosas, típicos da região. Experimentamos um na loja (e compramos uma caixa depois, porque é uma delícia) e o achamos muito parecido com o nosso biscoito champagne. Quem sabe na volta não ensaio um pavê rosinha...
Centro da cidade explorado, hora de ir para o estádio, porque ontem foi dia de futebol, bebê!
Servimos como verdadeiros amuletos para o time de Reims, que ganhou do Lille por 2x1, apesar de ser taticamente inferior (um Kfouri comentando futebol. Você já viu isso em algum lugar, não?).
Depois da sofrida vitória do Reims, corremos para a Catedral de Notre Dame daqui a tempo de nos emocionar com o show de luzes que acontece depois que a noite cai. É lindo, maravilhoso, perfeito, emocionante... Só vi algo parecido com esse show na Disney, na queima de fogos do Magic Kingdom. É igualmente mágico!
Mágico como o nosso primeiro dia em Reims. Mágico como o poder de uma amizade longa e sincera que foi gentimente dividida conosco. Merci Arlette! Merci Patrick! À bientôt!
Nenhum comentário:
Postar um comentário