quinta-feira, 27 de março de 2014

Paris - Benoit


O Benoit é um dos bistrôs mais tradicionais de Paris. Fica perto do Hôtel de Ville, que não é um hotel, mas a prefeitura, e a uma pequena caminhada do Louvre ou da Catedral de Notre Dame.
Hoje em dia, ele pertence ao Alain Ducasse, o que é um belo indicativo da qualidade da comida servida.
O restaurante é bem bonito, com aquele estilão antigo, clássico e charmoso que todo mundo tenta imitar no Brasil.

Não pedi entrada. Em se tratando de um restaurante tradicional, porém, o Fernando foi tradicionalmente atrás das lesmas. Ele realmente gosta do gosto de parede que elas têm!

Meu prato foi um filé com molho de vinho e moelle, que é o tutano do osso, o famoso mocotó. Na foto, é aquela coisa que está no alto do prato. Nem experimentei, claro, mas o Fernando comeu a minha parte virando os olhos. 

Para acompanhar a carne, este macarrão gratinado. Isso sim é comida, não aquela geleca. 

Sempre light, o Fernando atacou um cassoulet, que é o carro-chefe do bistrô. Me dei bem nessa: ele roubou mocotó do meu prato, eu roubei feijões do dele.

A sobremesa que fez mais sucesso na mesa foi um Vacherin, um pão-de-ló que ganha graça porque enchem de Armagnac até ficar ensopado (bêbado seria mais exato) e depois comem acompanhado de chantilly.


A minha sobremesa foi este delicioso bolo de chocolate, que não precisa nem de Armagnac e nem de Cognac para ficar bom. Nhac!

Dessa vez o jantar foi marcado para encontrarmos outro casal de amigos franceses, a Nora e o Gérard, na casa de quem estivemos em agosto do ano passado (jantar postado no blog - o dia em que eu aprender, coloco o link aqui). Também tivemos a companhia sempre agradabilíssima da Lu e do Tolovi. 
Aliás, foi do Tolovi a frase que bem definiu esse jantar: "estávamos precisando de comida simples assim!".
Além da comida bem feita, demos muita risada e saímos até mais leves, apesar da comilança. 
Afinal, a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e (fazer) arte!


2 comentários: