sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Jour 6 à Paris - La Tour d'Argent*

La Tour d'Argent é, segundo o Fernando, o melhor restaurante do mundo! A fascinação dele com o lugar começou muito tempo atrás, quando ele era adolescente e ouviu uma tia, que acabara de voltar de Paris, descrever a comida e a vista da Notre Dame através das paredes envidraçadas do restaurante.
Essa foi a terceira visita dele e a minha primeira. No começo eu relutei um pouco em irmos ao Tour d'Argent por dois motivos: o pato e quem paga o pato.
Explico... o pato é o carro chefe do restaurante, e eu não curto muito a penosa. Além disso, quem paga a conta é sempre o homem. O cardápio que a mulher recebe nem tem preço! Sei que tem gente que acha isso só um gesto de cavalheirismo, mas eu acho muito sexista, quase um insulto!
Então, impus uma condição. Eu pagaria a conta e iria ficar comigo o menu com os preços. Se precisasse eu até comeria pato (ainda mais depois de ter comido lesma), mas eu tinha que mostrar para o garçom que eu tinha um emprego e podia pagar! Nem preciso falar que o Fernando adorou esse gesto "revolucionário"... 
Chegamos às 20h e o céu ainda estava claro, então tínhamos uma vista perfeita do Rio Sena, da parte de trás da Catedral de Notre Dame e até da cúpula de Montmartre, bem ao longe. Como ficamos no restaurante até às 23h, vimos o pôr do sol e o acender das luzes da cidade. Foi lindo!
A comida estava SUPERBE! Desde a entradinha, cortesia do chef, até a sobremesa. Tudo muito bem preparado, no ponto certo, combinação perfeita de ingredientes, enfim, tudo o que se espera de um restaurante estrelado e deste porte.
Eis aqui, na sequência, tudo o que comemos:
Biscoitos com foie gras e carne de pato
Foie gras com geleias de Porto e Sauternes
Tapenade de tomate e mussarela de búfala
Famoso pato, que vem em duas partes, primeiro o peito e depois a coxa. Só fotografamos a primeira para não parecermos muito gulosos. 
Filé alto com legumes
Modesto prato de queijos. Poderia ter sido maior...
Ruibarbo com frutas vermelhas e um mascarpone levíssimo
Para acompanhar o cafezinho, porque ninguém é de ferro!
Quanto aos vinhos, no plural, porque foram duas garrafas e meia, vamos ser econômicos nas fotos para não parecermos exagerados...
Depois desse jantar, o Tour d'Argent entrou para a minha lista de restaurantes favoritos. O número 1 ainda é o Restaurant Gordon Ramsay, em Londres, e acho difícil conseguirem superá-lo. Foi o primeiro três estrelas ao qual fui e a experiência é muito marcante.
Saímos do jantar muito satisfeitos e felizes, como dá pra ver pela nossa carinha
Pretendemos voltar toda vez que viermos a Paris, mas não preciso pagar a conta sempre, mostrando que a luta por igualdade de direitos/deveres continua.  O restaurante é beeeeem caro. Apesar do alto preço da lingerie, teria saído muito mais barato ter queimado alguns sutiãs.

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkkk.... adorei Carmen!!! Mas eu fico com o Hiramatsu em Paris. O La Tour d' Argent foi meu debut de foie gras e também não comi o pato, so provei do Paulo... e a conta deve ter sido cara mesmo, não pode tirar o paletó no restaurante é mto formal, mas sinceramente é muito bom!!! Vale a pena ir nesse restaurante!

    ResponderExcluir