segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Nice - L'Univers*

Missão dada é missão cumprida!
Pedi ao Fernando para ele me levar a um bom restaurante em Nice e hoje fomos ao L'Univers. 
Essa é a terceira vez que visito a cidade, mas nunca tinha comido em um grande restô. Pudera!
Na primeira vez, em 2002, vim para cá estudar francês e, como boa estudante, vendia o almoço e mesmo assim o dinheiro não dava para comprar a janta. 
Na segunda vez, em 2010, passei por aqui durante um mochilão feito com a minha irmã e estava completamente fora de cogitação gastar muito com alimentação. Sem falar que dificilmente um restaurante chique aceitaria que eu entrasse no recinto com meu Crocs branco, o sapato mais social que eu tinha na mochila (seguido de perto pelo par de havaianas). 
Hoje, onze anos depois da primeira vez que pisei na Côte d'Azur, finalmente comi em um ótimo restaurante, dotado até de uma estrelinha!
Escolhemos o menu mais simples, com entrada, prato, queijo e sobremesa e achamos tudo muito gostoso. 

Como sempre, o chef mandou um amuse bouche como cortesia, que era uma sopinha de tomate com um camarão. 
Muito agradecida, falei que era alérgica e recusei a minha tigelinha, para que aquilo não virasse um "ferme bouche". 
O Fernando comeu o dele e achou ótima a combinação. O meu foi trocado só pela sopa de tomate e estava uma delícia, super refrescante. 

Minha entrada foi um canelone de berinjela, recheado com queijo, acompanhado de anchovas e pimentões vermelhos. Estava tão bom que comi até o manjericão!

O Fernando pediu camarão no espeto de ervas com flor de abobrinha empanada e umas folhinhas que pareciam ter sido arrancadas de alguma cerca viva. 

Pedimos o mesmo prato principal, um peixe amarelo que em francês se chama turbot e em português tem o simpático nome de rodovalho. Não preciso nem dizer que um turbot é muito mais apetitoso que um rodovalho...
O dito cujo veio acompanhado de cebolas empanadas e de um confit de cebolas - sorte que nós dois comemos a mesma coisa, ou seria uma daquelas noites em que certamente teríamos de dormir de costas um para o outro!

Esse foi o tradicional queijo antes da sobremesa. Um mimo!
 

Nesses copinhos foi servida uma espécie de raspadinha de hortelã tão fresca, mas tão fresca, que parecia que estávamos na sauna, chupando chiclete Ping Pong, depois de escovar o dente com Kolynos. Mega frescor!

A minha sobremesa foi arroz doce com sorvete, como se vê, numa versão bem mais elaborada que a que estamos habituados. 

O doce do Fernando foi uma tortinha de figo, no estilo da de maçã do McDonald's (SQN...).

Amo Nice e os amigos que tenho aqui. Aliás, graças a esses amigos, fiz grandes refeições na cidade. 
E uma grande refeição em restaurante demorou, mas saiu. 
Valeu a espera! 
Como diria Camões: Menos tempo esperaria se não fosse, para tão longo amor por Nice, tão curta a grana. 


Um comentário: