quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Barcelona - Lonja de Tapas

Esse restaurante foi dica do amigo Roberto Barbosa, que já morou em Madri e, durante esse período, visitou Barcelona algumas vezes. 
O restaurante é simples e sem chamativos. Se não fosse pela dica, teríamos passado batido e recusado com um "no, gracias" o cardápio oferecido pela atendente a todos os passantes. 
Estávamos tão famintos que pegamos o cardápio e fomos logo sentando na área externa do restaurante. Só depois vimos as letrinhas miúdas no cardápio, informando que haveria um acréscimo de 15% na conta pela escolha da mesa na parte de fora. Apesar de ainda haver mesas disponíveis no interior do restaurante, o dia quente e a barriga vazia falaram mais alto do que a minha murruguice.

Para aliviar o calor, sangria docinha e bem gelada. 

E para aliviar a fome, muitas tapas deliciosas que chegaram à mesa rapidinho, bem do jeito que precisávamos!

Para começar, pan con tomate. Se meu dentista ler esse blog, vai entender porque depois da viagem apareci no consultório com dois braquetes soltos... A casquinha dura desse pão é perigosa para aparelhos e ao mesmo tempo irresistível. 

Depois de dar uma forrada no estômago com pão, começa o trabalho duro propriamente dito. Pedimos um menu com várias tapas, que chegavam em pequenas porções. A quantidade era sempre na medida certa (não do Medida Certa do Fantástico, por óbvio...), sem exageros e também sem miséria.

Salmão cru e temperado, com molho de gergelim. 

Alcachofra com tomates secos e pinoli.

Batatas bravas. É nesse molho levemente picante que reside toda a braveza da receita. 

Pimentão verde assado. 

Panelinha de lula. 

Croquetas de jamón.

Frango empanado.

Fim de jogo no Lonja de Tapas. Não sobrou espaço para a sobremesa e mal conseguimos terminar a jarra de sangria. Saímos do restaurante satisfeitos com a comida e com o valor da conta, que, mesmo com o acréscimo de 15%, ficou bem abaixo do que estamos acostumados a pagar no Brasil. 
Comemos comida tipicamente espanhola, mas não pudemos fazer a siesta como os espanhóis. Levantamos e já retomamos o passeio por Barcelona, porque dormir em euro é muito caro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário