sábado, 22 de março de 2014

Pauillac - Cordellian Bages**

Depois de um longo e tenebroso inverno, eis que o blog Já Comemos volta a ser atualizado. 
Por favor, não achem que foi preguiça ou descaso, muito menos porque paramos de comer fora. 
Na verdade passei três meses quase sem comer, por causa dos enjoos gravídicos, e não conseguia nem olhar para as fotos que o Fernando tirava dos pratos dele, já que ele não perdeu a fome nem um pouquinho. 
Então, para reinaugurar o blog em grande estilo, retomo os trabalhos diretamente da Franca, mostrando o jantar que tivemos no Cordeillan Bages, restaurante duas estrelas Michelin que fica em Pauillac, cidade dos mais famosos Châteaus de Bordeaux. 

Começamos com esse sorbet de pepino cheio de estilo. Estava tão gostoso que comi até a flor (torcendo para que ela fosse comestível). 

As duas estradas disponíveis no menu de três pratos que escolhemos não me apeteciam. Uma delas era foie gras, iguaria sabidamente rejeitada pelo meu paladar juvenil (já foi infantil, mas ele até que deu uma amadurecida ultimamente). A outra era king crab, iguaria sabidamente mortal para a minha alergia. 

Explicamos a situação para o garçom e ele me deixou escolher este peixe de pele vermelha crocante, chamado aqui de rouget. Para acompanhar, um purê delicioso e tempurá de couve-flor. Segunda flor que eu comi na noite. 

A entrada do Fernando, oooooobviamente, foi o foie gras com creme de lentilhas, bacon e dois croquetes de lentilha. Ele só comeu um porque o outro eu confisquei. Era uma delícia!!!

Antes da vinda do prato principal, mousse de cogumelos super saborosa. 

Escolhemos o mesmo prato: lombo e pernil de porco negro, acompanhado de berinjela e abobrinha à niçoise. A textura da carne estava demais e os vegetais combinavam perfeitamente com ela. 

Todo restaurante chique que se preza manda um trequinho levemente doce para preparar o paladar do cliente para a sobremesa. Totalmente desnecessário para mim, uma pessoa que nasceu pronta para comer doce a qualquer hora...
Esse foi um chantilly bem suave e uma espécie de geleia de leite. 

Sobremesa boa para mim tem chocolate e não tem frutas. Essa era quase perfeita pq tinha um toque de limão. Felizmente, tinha beeeem mais chocolate Jivara e estava ótima!

Como o Fernando não partilha da mesma opinião no que diz respeito a sobremesa, ele escolheu macaron de frutas cítricas com pannacota de açafrão e sorbet de toranja (o nome feio para
grapefruit). 

Antes da sobremesa ainda teve queijo, mas esqueci de tirar a foto. Culpa da falta de prática e do excesso de alegria de ver um prato cheio de queijos na minha frente. 
Tenho que registrar aqui que nosso jantar teve a doce companhia dos amigos Lu Magalhães e José Tolovi, além de duas belas garrafas de vinho tinto. Eu, grávida exemplar que sou, só pude desfrutar da companhia dos dois primeiros. 
Lembrei dos meus avós, que diziam: "Depois que pari, nunca mais barriga enchi". Ainda não pari, mas minha taça já não encho mais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário