segunda-feira, 29 de julho de 2013

Jour 3 à Paris - Le Comptoir de la Gastronomie. O dia em que eu comi escargot

Hoje começamos a frequentar as aulas na Alliance Française e tivemos que ir ao supermercado depois, por isso o almoço foi bem tarde, por volta de 16h.
Fomos ao Comptoir de la Gastronomie, indicado pelo Alain Ducasse e por uma tia do Fernando como uma opção para se comer bem e barato em Paris. 
Como entrada, pedimos uma tábua de frios, que aqui eles chamam de "planche de charcuterie", e estava muito boa, com alguns salames, presuntos e outras coisas mais exóticas, feitos no próprio restaurante. 
Não sei se pelo cansaço de ontem (caminhamos cerca de 25km) ou pelo calor, mas eu não estava com muita fome e não quis pedir mais nada depois dos frios. 
O Fernando, em compensação, pediu uma dúzia de escargots só para ele, porque eu não curto a ideia de comer caramujo. E não adianta falar que é chique e fino comer escargot porque é lesma do mesmo jeito! 
Esse é o prato do Fernando, que até que é bem bonitinho e tinha um cheiro de alho delicioso. 
Para quem, assim como eu, não tem muita familiaridade com as lesminhas, é preciso usar uma pinça especial para segurar a concha e, com um garfinho, retirar a gororoba. 
O Fernando comeu com tanto gosto, quase chorando de emoção a cada garfada, que eu fiquei curiosa e resolvi tomar coragem e experimentar um. 
Não gostei nem um pouco!!! Parecia que eu estava comendo um tijolo gosmento temperado com alho. Tinha muuuuuiiiito gosto de terra e, aparentemente, é esse gostinho que faz o treco ser tão especial. 
Depois, pensando na experiência, achei bem emblemático que, no dia em que começa a reforma na nossa casa em SP, com vários tijolos vindo abaixo, eu tenha tido a coragem de praticamente mandar um tijolo goela adentro!

Um comentário:

  1. Carmem, adorei saber que você também não curti escargot! Eu nunca experimentei, mas como você mesma disse: "é lesma" e de lesminha eu estou fora rsrsrsrsrs... que bom que você já provou e experimentou assim eu não preciso nem provar quando o Paulo vier com suas insistências kkkkk!!! Estou adorando os post de vocês! Beijosss

    ResponderExcluir