terça-feira, 8 de outubro de 2013

Baux-de-Provence - L'Oustau de Baumanière**

Reservamos 24 lugares nesse restaurante e transformamos Baux-de-Provence em um pedacinho do Brasil. Só se ouvia português!
O jantar foi um reencontro dos amigos que participaram do piquenique no sábado e serviu para relembrarmos algumas pérolas da festa e nos despedirmos, porque no dia seguinte algumas pessoas já começariam a voltar. 


O amuse bouche foi bem minimalista, se contrapondo a minha maxi fome. Da esquerda para a direita: mussarela ao pesto, creme de abóbora e rolinho crocante recheado com cogumelos. 


O pão do Salvador Dalí. Poucas pessoas da mesa deixaram de colocá-lo em cima dos lábios para fazer graça. Adivinhem a qual grupo pertenço...


Minha entrada foi esse prato cheio de pernas de rã, que veio acompanhado de uma sopinha de rã com chorizo (foto abaixo). E a combinação do chorizo com a rã é tão surpreendente quanto o fato de eu gostar de rã.


O Fernando pediu uma sopa de lagosta com nhoque de beterrabas que ele adorou. Para evitar uma traqueostomia no meio do salão, eu preferi não experimentar.


Meu prato principal foi um filé de dourada com alcachofras e espuma. Já disse várias vezes que para mim espuma combina com banho, mas continuo tendo gratas surpresas, em que a espuma dá um toque todo especial ao prato. 


O principal do Fernando foi este porquinho de leite, absolutamente delicioso. Por porquinho de leite, leia-se um "quase leitão", só que mais novo ainda, em fase de amamentação. Acho um pouco cruel matar o bichinho assim tão cedo. O Fernando fala que o porco já está morto e é preciso honrar a sua morte e comê-lo, para que ele não tenha morrido em vão. Ainda não me convenci.


Queijos, para matar a saudade do tempo em que vivíamos "la vie en rose" em Paris. 


Minha sobremesa foi um mil folhas (apesar de só contar sete na foto...), que não está no cardápio, mas que é a especialidade da casa. Muito bom! Vale as mil calorias. 


Para o Fernando, figos secos com frutas vermelhas, biscoito e uma massa folhada por baixo. Ai, se eu gostasse de figos...

Contribuição do amigo Pomper, que gentilmente fotografou a sobremesa dele, essa delícia com chocolate por todos os cantos e folha de prata comestível em cima. Falta pouco para acabar a minha promessa e eu poder atacar uma dessas. 


O jantar foi um belo encerramento do piquenique na Provence, fechando com chave de ouro essa passagem express à França. 
Só não fechou nossa viagem de vez porque de lá fomos para Barcelona.
A seguir, cenas das próximas "cenas". 🇪🇸💃

Nenhum comentário:

Postar um comentário